about help contact join editorialpolicy newswire publish
 
Editoriais Notícias Editoriais Antigos Arquivo de notícias Calendário Local e Global português | español
english | esperanto
Outras mídias
 
radio impressos video
 
Publique!
Publique o seu vídeo, áudio, imagens e textos diretamente do seu navegador.
Notícias
Cobertura imediata dos acontecimentos ligados aos novos movimentos.
Política Editorial
Saiba sobre a política de publicação do CMI.
Seja um voluntário
Participe desse projeto de democratização da mídia.
Contato
Mande sua mensagem para nós.
Ajuda
Como publicar as suas notícias em diferentes formatos.
Sobre o CMI
Conheça os princípios do Centro de Mídia Independente.
Bate-papo do CMI
Acesse a nossa sala de bate-papo. "Saiba como".
Apoie o Indymedia
Conheça os outros projetos do CMI e contribua com a mídia independente.
Artigos Escondidos
Matérias repetidas, sem conteúdo ou que violam a Política Editorial.
Rede CMI Brasil
Página estática dos coletivos.

Brasília
Campinas
Caxias do Sul
Curitiba
Florianópolis
Fortaleza
Goiânia
Joinville
Porto Alegre
Rio de Janeiro
Salvador
São Paulo
 
Receba o boletim do cmi
Seu e-mail


Busca
Encontre


Palavras


com imagens
com áudio
com vídeo

CMIs

www.indymedia.org

Projetos da Rede Global
impresso
rádio
tv (newsreal)
vídeo

Tópicos
biotecnologia

África
áfrica do sul
ambazônia
estreito de gibraltar
ilhas canárias
nigéria
quênia

América Latina
argentina
bolívia
brasil
chiapas (mex)
chile
chile, sul
colômbia
equador
méxico
peru
porto rico
qollasuyu (bol)
rosário (arg)
santiago (chi)
tijuana (mex)
uruguai
valparaíso (chi)

América do Norte
canadá

hamilton
maritimes
montreal
ontário
ottawa
quebec
thunder bay
vancouver
victoria
windsor
winnipeg
estados unidos
arizona
arkansas
atlanta
austin
baía de são francisco
baía de tampa
baltimore
binghamton
boston
búfalo
carolina do norte
charlottesville
chicago
cleveland
colorado
columbo
danbury, ct
estados unidos
filadélfia
hampton roads, va
havaí
houston
hudson mohawk
idaho
illinois, sul
ítaca
kansas city
los angeles
madison
maine
massachusetts, oeste
miami
michigan
milwaukee
mineápolis/st. paul
nova hampshire
nova iorque
nova jérsei
nova orleans
novo méxico
oklahoma
omaha
pittsburgh
portland
richmond
rochester
rogue valley
saint louis
san diego
santa bárbara
santa cruz, ca
são francisco
seattle
tallahassee
tennessee
texas, norte
urbana-champaign
utah
vermont
washington, dc
worcester

Ásia
burma
índia
jacarta (ins)
japão
manila (fil)
mumbai (ind)
quezon (fil)

Europa
alemanha
alicante (esp)
andorra
antuérpia (bel)
armênia
atenas (gre)
áustria
barcelona (esp)
bélgica
belgrado (scg)
bielorrússia
bristol (ing)
bulgária
chipre
croácia
escócia
estreito de gibraltar
euskal herria/país basco
flandres ocidental (bel)
flandres oriental (bel)
galiza
grenoble (fra)
holanda
hungria
irlanda
istambul (tur)
itália
la plana (esp)
liege (bel)
lille (fra)
madri (esp)
malta
marselha (fra)
nantes (fra)
nice (fra)
noruega
paris/ilha-de-frança (fra)
polônia
portugal
reino unido
romênia
rússia
suécia
suíça
tessalônica (gre)
toulouse (fra)
ucrânia
valência

Oceania
adelaide (aus)
aotearoa/nova zelândia
brisbane (aus)
burma
darwin (aus)
jacarta (ins)
manila (fil)
melbourne (aus)
oceania
perth (aus)
quezon (fil)
sydney (aus)

Oriente Médio
armênia
beirute (lin)
israel
palestina

Processo
discussão
faq da indymedia
fbi/situação legal
listas de discussão
processo & docs
técnico
voluntários

 

Obrigações de uma cidadã e de um cidadão
Por ELEIÇÕES 03/10/2004 às 05:55

De acordo com a constituição federal (art. 14), todas as pessoas são obrigadas a votar nesse domingo, dia 03 de outubro. No entanto a sociedade volta a questionar se o voto, ou seja, a participação e a legitimação de uma democracia representativa, deve ser uma obrigatoriedade ou um direito.

Apesar de uma forte campanha institucional, de que devemos "cumprir nosso direito como cidadãs e cidadãos", pessoas inconformadas com o atual sistema político do país fazem campanhas pelo voto nulo, voto que na teoria significaria que você não aceita nenhuma das candidatas e candidatos apresentados, mas que é considerado como "número incorreto" pelas urnas.

Resta o questionamento por que nos obrigam ?a ser cidadãos e cidadãs?.

Artigos publicados sobre as eleições no Brasil:

[ Democracia Libertária x Democracia Representativa | Sobre o voto | Democracia no Brasil? | Propaganda eleitoral | O Estado e as Eleições: A ilusão do voto | Por que temos que ser governados? | Votar nulo não é solução. Não Vote, boicote as eleições. Viva Revolução agrária | Votar no menos ruim | Entre política e marketing | Luz, Câmera, Ação! | Escolha do candidato | Chega de corrupção! Vote Nulo | O voto nulo é a única opção política válida" | Não votar! | Eleição é o circo da burguesia | Jogos Eleitorais | Nossos desejos não cabem em suas urnas | Explicando um candidato | Abaixo a Lei Seca! Quero votar embriagado! | Eleições, Revolução e Poder | Vote 99999 para vereador | Eleições 2004 - Os 3 Porquinhos | 00 confirma - Ato contra a farsa eleitoral | Imagens para campanhas pelo Voto Nulo | Campanha contra o Voto - Goiânia | Materiais - Florianópolis | Informe Anarquista - Goiânia | Jornal o Retruco! - União Popular - Goiânia | Opinião Anarquista - FAG ]

>>Adicione um comentário

Comentários


obrigação
radical 03/10/2004 17:03

Infelizmente hoje tive que ir até a zona eleitoral, isso me fez pensar no que eu acredito, fui vestida com uma camiseta escrito "não sustente parasita VOTE NULO" as pessoas que lá estavam liam e comentavam sobre a blusa achei uma intervensão legal, sei que é um acontecimento isolado mas espero também que cada um que não acredita em todo esse circo pitoresco que é as eleições faça ações, e quem sabe pelo menos mais pra frente não nos organizemos e saimos pras ruas lutando pela não obrigatoriedade do voto já seria uma conquista...
livres ou mortos jamais escravos!
radical


Eleições
George Orwell 03/10/2004 19:39

Concordo totalmente com o cidadão que escreveu antes de mim. Vivemos uma farsa em que as pessoas são iludidas achando que estão colocando pessoas que as representem e defendam. Eu não vou fazer papel de palhaço e escolher "o menos pior" para "não desperdiçar meu voto"! Fodam-se todos os candidatos! Os que conseguem chegar no poder, já estão comprometidos em manter o status quo ou vão se adequar ao sistema senão vão dançar. Minha única esperança é de algum dia o voto ser facultativo, pois aí então, não vou precisar sair à rua e aguentar cabos eleitorais profissionais me enchendo o saco todo o caminho até a urna.

"Guerra É Paz. Liberdade É Escravidão. Ignorância É Força" - 1984(George Orwell)


Provocações (se eu fundar um partido...)
Célio Ishikawa - 4°a Serv. Social Pucsp 03/10/2004 22:45
celioishikawa@yahoo.com.br


Tenho aqui algumas provocações para os grupos de esquerda, que brigam muito entre si, mas assim vamos avançando, pensando em formas de barrar a Caravana da UEE (como fizemos 4° feira na Puc), fortalecer a CONLUTE, criticar o PT, PSTU, ER, Stalinistas, Trotskistas, Anarquistas, etc, etc (Obs: só coloquei aqui o que o pessoal já está fazendo, não listando ordem de coisas a fazer).
Bem, vejamos essas eleições: está uma palhaçada mesmo, sabemos que os que vão ganhar serão das elites. Num dia a Marta organiza um jantar chique para a campanha e ganha apenas de um dos convidados R$ 25 mil. No dia seguinte vou para o Bar da Bartira ver a candidatura do Joãozinho (PT-OTrabalho) mas é só confraternização mesmo, não arrecadam nada (mas que desigualdade dentro do mesmo partido!). Uma coisa estranha é que o dono do bar também está concorrendo a vereador, mas pelo PP (do Maluf), nos recebeu superbem e disse que provavelmente votaria na Marta, mas tudo bem...
Aliás deixo me apresentar: eu não sou de partido, nem pertenço a grupo político, mas acabo conhecendo e conversando com várias alas de esquerda amigavelmente. Como faço Serv. Social não conheço Stalin, Trotski, mas mesmo assim até que dá para trocar idéias (e se eu fosse um operário semi-alfabetizado também tentaria trocar idéias). Comparando minhas idéias com as da Estratégia Revolucionária, por exemplo, temos divergências como quanto ao "apoio incondicional às pessoas de carne e osso" (em que meu apoio acaba se estendendo também aos grupos, enquanto que para o ER os grupos são abstrações) e quanto à "burocracia" (como não diferencio "burocracia" de "ferramentas para revolução", para mim todos são burocratas em potencial e nem me sinto culpado em apoiar certas lutas dos "burocratas" que sejam meus amigos). Tá, vou admitir também que não sou um marxista muito erudito e talvez minhas justificativas para esses posicionamentos não tenham sido dos mais finos (para justificar porque apóio até os grupos que são abstrações, disse que as pessoas são feitas de carne e osso, mas que uma parte da carne forma o cérebro e esse cérebro acredita em grupos; e disse também que para mim até o grampeador faz parte da "burocracia" e não é sempre uma "ferramenta").
Ah, outra coisa é que estou conversando com o pessoal para em novembro organizar um debate entre as esquerdas (PT, PSTU, PCO, ER, Anarquistas, POR, PSOL, etc) junto com o núcleo de Relações de Trabalho da faculdade de Serv. Social, que vai na mesma linha do debate que as meninas do PSTU estavam pensando em organizar. Na verdade, quarta feira passada tentamos fazer um debate com candidatos a vereador que não deu muito certo (veio só PSTU e PCO), mas para novembro vamos caprichar. (Pior que como vou votar no Joãozinho, quando veio o candidato Fábio Bosco do PSTU anunciei "aqui está o João Bosco do PSTU"). Encerramos o evento e fomos direto ao Tuca para barrar a caravana da UEE.
Vou ajudar na organização do evento, mas não sou neutro, pois neutros não existem, o que posso ser é imparcial para o debate, por isso posso, nas horas livres, dizer o que penso.
Vários grupos estão defendendo o voto nulo para pelo menos um dos turnos. Eu sinceramente não acho que vale se estressar por isso (foi publicado no CMI que parte da ER estava se separando por não concordar com o voto no PSTU), pois o que vão dizer aos seus netos? "Então não apoiamos para evitar que burocratizassem o movimento" "Muito bem vovô, graças a vocês eles não chegaram ao poder e agora a revolução está..." "Não, não, netinho, eles não estavam pensando em chegar ao poder pelas eleições". Estou dizendo isso porque o pessoal do PSTU e PCO disseram que não estavam contando com a vitória, que a revolução teria de ser feita pelas massas, então me parece irrelevante apoiar ou não partidos que provavelmente perderão graças a desigualdade na hora de competir com as elites: acho ridículo que alguns têm 50 segundos na TV e outros têm quase meia hora. Claro que não dá para justificar aqueles que votam no Enéas como maneira criativa de votar nulo (nessa brincadeira ele vai acabar ganhando), mas também não devemos brigar porque um anulou o voto digitando "99" e outro "00".
Estou dizendo que o que importa é pensar em conquistar o poder, e não ficar comovendo o povo para essa causa (refleti que "mover" e "comover" são coisas diferentes: quando você "move" causa "movimento" e quando você "comove" causa "comoção". Uma coisa não se separa da outra, mas muita coisa que é "movimento estudantil" poderia ser chamada apenas de "comoção estudantil").
Sim, os métodos são diferenciados, mas falando nisso, a maioria defende a ditadura do proletariado, me disseram que essa ditadura não significa partido/pensamento único, querendo dizer que estariam de fora do poder os burgueses. Aí venho de novo com um marxismo pouco erudito, mas quanto tempo vai durar essa ditadura? Resposta: dependende, mas pode ser 0 segundos.
Como? Bem, Marx disse que no futuro não existirá proletariados, pois não existirão burgueses. Burgueses só existem por existirem proletários (para serem explorados) e vice-versa. Quando a sociedade for se organizar de forma que não precisem dos burgueses, as classes se extinguirão. Bem, escravos só existiam porque tinham escravocratas, certo?
Então, no mesmo momento em que a ditadura do proletariado entrar, ela não será mais do proletariado, pois não haverão burgueses.
Tá, provavelmente, me dirão que não é bem assim, que dependendo do modo, a ditadura do proletariado vai ficar de alguns meses a décadas, a fim de fazer uma transição. Mas aí é que está: tem gente que me falou que a ditadura se dará não por vias eleitorias nem o simples fechamento do congresso, mas pela conquista/ocupação das massas tão generalizada que deduzo que no mesmo momento a burguesia se acabará e nem precisaremos de transição para o fim da burguesia, ou seja, teremos 0 segundos de ditadura. Num outro extremo, ela ficará um tempão, décadas e décadas, mudando as coisas lá e cá, conquistando poder... epa! transição muito morna me lembra URSS, onde a ditadura tinha partido único, atrelamento e tal (com todo o respeito aos meus amigos militantes petistas: PT afundará de vez se confundir militância com atrelamento no mov. estudantil, sindical, sem-terra, etc, vide CUT e pacto social). Aliás a vitória eleitoral de partidos revolucionários é uma etapa rumo à ditadura do proletariado? Essa é uma interessante questão.
Bem, mas então poderia fundar um partido e colocar como lema "Pelo fim da classe trabalhadora". E já que o PSTU já adotou o "contra burguês vote desesseis", vou colocar "contra trabalhador vote ??". "Mas você não vai conseguir votos, colocando 'contra trabalhador vote ??'". É nisso que queria chegar, as pessoas votam/apoiam o que elas entendem, e foi muito recentemente que descobri o que é ditadura do proletariado e olha que sou universitário! (de uma área das Ciências Sociais Aplicadas!) Admiro o pessoal do POR que em quase todos os panfletos defendem a ditadura do proletariado, mas será que as pessoas estão entendendo, será que não é uma coisa muito acadêmica? (o falecido autodidata Mauricio Tragtemberg estava num partido que queria a revolução imediata, mas tinha só 10 pessoas. Um amigo dele perguntou como fariam uma revolução com 10 pessoas e então Mauricio saiu e ficaram 9 pessoas! Depois disso ele desistiu de partidos - mas passou por vários - e se aprofundou nos anarquismos).
Aliás acho que seria linchado se na hora de definir o nome do partido dos ex-petistas (que virou PSOL), fosse com a proposta de nome "Partido Contra os Trabalhadores", nem daria tempo de argumentar: "Já que vocês saíram do PT, fundem o PcontraT", "Não é contra vocês, é contra a Classe Trabalhadora ...." (A essa altura vou ter morrido, né?)


Meu voto é nulo
Pato 04/10/2004 00:55
sentiment_libertaire@hotmail.com

NOssa, que grande esse texto aqui de cima!!! não consegui ler inteiro... logo já vou escrever aqui
meu voto é nulo, não preciso dar satisfações, acho que todos sabemos por que votar nulo né?
CONTRA BURGUES COTE NULO DESTA VEZ
Abraços libertarios a todos
Saude e anarquia


A ÚNICA DEMOCRACIA POSSÍVEL É A DITADURA DO PROLETARIADO
Heitor Reis 04/10/2004 02:32
heitor@fr.fm
http://www.heitor.fr.fm

Enquanto ainda existirem classes sociais, a única democracia representativa possível será a ditadura do proletariado. Processo de raciocínio para análise e crítica desta tese.

Apresento a seguir a simplicidade de minha tese, dentro de um processo de raciocínio que minha mente consegue alcançar, visando debater com os interessados e confirmá-la, aprimorá-la ou condená-la como falsidade.

Antes que os rançosos da direita hidrófoba comecem a esteriotipar-me como marxista, afirmo que desconheço quase completamente a obra na qual esta doutrina se fundamenta, bem como não sou vinculado a qualquer partido.

Mas, por outro lado, admito que, se esta doutrina é verdadeiramente científica, é extremamente natural que qualquer alcance os mesmos resultados, pela simples observação da sociedade.

Antes também que a fúria da esquerda apopléxica se volte contra mim, também asseguro-lhes buscar uma posição acima dos partidos e de qualquer organização política, partindo do princípio de que, somente fora deles estaremos verdadeiramente livres para contemplar a verdade verdadeira, sem compromissos de outra natureza, que não aprimorar a percepção da realidade concreta e abstrata.

[Comentário atual: Com a oportunidade de fundar um novo partido, o P-SOL, estou participando dela, na esperança de que seja o partido mais inteiro do Brasil, mesmo consciente da falibilidade natural do ser humano.]

DICIONÁRIO ABH: Democracia
Doutrina ou regime político baseado nos princípios da soberania popular e da distribuição eqüitativa do poder, ou seja, regime de governo que se caracteriza, em essência, pela liberdade do ato eleitoral, pela divisão dos poderes e pelo controle da autoridade, i. e., dos poderes de decisão e de execução; democratismo.

(1) Numa democracia, o governo é do povo;

(2) Numa democracia, como não há, normalmente, unanimidade, prevalece a vontade da maioria do povo;

(3) Numa democracia, há, na realidade, o governo da maioria e não de todos;

(4) Numa democracia, as eleições são livres da influência do poder econômico e de qualquer outra que venha a manipular o resultado, de tal forma a atender interesses menores que a vontade do povo;

(5) Numa democracia, nada que implique em condição diferencial nos direitos ou privilégio dos candidatos a representantes do povo é legítimo. Cada classe tem o direito de defender seu candidato e trabalhar por ele, dentro dos limites da equidade.

(6) Numa democracia, somente poderão ser utilizados recursos que advenham do poder econômico que sejam equalitariamente disponíveis para todos os candidatos ou pré-candidatos, por exemplo o financiamento governamental igual para todos, mesmo que seja de valor zero ou próximo disto;

(7) Numa democracia, os ricos não mais conduzirão o povo a votar em seus testas de ferro, através de propaganda enganosa, movida ao peso de ouro;

(8) Numa democracia, os trabalhadores estarão legitima e proporcionalmente representados, ocupando a quase totalidade dos cargos em qualquer nível do poder;

(9) Numa democracia, os trabalhadores é quem decidirão os destinos da Nação, bem como todos os aspectos de como melhor gerir a sociedade, isto é, dominando todos os poderes;

(10) Por definição, ditadura é a dominação de uma classe sobre as demais;

DICIONÁRIO: Ditadura
Forma de governo em que todos os poderes se enfeixam nas mãos dum indivíduo, dum grupo, duma assembléia, dum partido, ou duma classe.

(11) Quando todos os poderes estiverem nas mãos de uma classe e esta classe for o proletariado (9), temos, simultaneamente uma ditadura e uma democracia.

DICIONÁRIO: Ditadura do proletariado.
Regime político, social e econômico desenvolvido teórica e praticamente por Lenin (v. leninismo), e que se baseia no poder absoluto da classe operária, como primeira etapa na construção do comunismo.

(12) A única democracia possível é a ditadura do proletariado.

(13) Portanto, o sistema de governo atual no Brasil e quase tem todo o mundo é uma ditadura da minoria rica (plutocracia ou cleptocracia), jamais podendo ser denominado de uma democracia, a qual seria a ditadura da maioria, ou seja, dos trabalhadores.

"SEM SOCIALISMO NÃO HÁ DEMOCRACIA E SEM DEMOCRACIA, NÃO HÁ SOCIALISMO."
(Carta de Princípios do PT. Quem cunhou primeiro esta pérola?)




Somos Idiotas (ou pelo menos somos tratados como tal)
Herik Correia Rocha 04/10/2004 17:43
herikhc@hotmail.com
http://www.dynamite.com.br

Pois é, no único dia do ano em que o povo é chamado de cidadão me senti um imbecil, um idiota, pois a "democracia" me obriga a votar, então da-lhe nulo, só nao votei 666 pois a porra da urna nao aceitou 3 numeros. O curioso de tudo é que para votar não é necessário o documento chamado TÍTULO DE ELEITOR, você pode votar com RG, Carteira de Trabalho e até passaporte; agora tente receber algum benefício do governo sem os inúmeros documentos exigidos e mesmo que leve todos eles sempre surgirá um novo documento para que você CONTRIBUINTE fique que nem um palhaço de lá pra cá atrás destes inúmeros documentos. PORTANTO VAMOS FAZER NOSSA CAMPANHA DO VOTO NULO, invente adesivos (use dos próprios candidatos), camisetas (como um de nossos ai de baixo), pixem em cima dos muros (só dos candidatos, nao quero incitar o vandalismo), campanha pela ação. É isso, até.


mais
também 05/10/2004 05:06

Além dos artigos indicados neste editorial, há várias outras matérias e discussões interessantes sobre a questão do voto - e do voto nulo -, como, por exemplo, as publicadas na época das eleições para presidente, governadores e congressistas, em 2002.

Para ler outros artigos e discussões sobre o assunto vale a pena navegar pelo arquivo de matérias anteriores publicadas no CMI (link "notícias" na barra superior do site, ou  http://www.midiaindependente.org/pt/blue/newswire/archive.shtml ) e também utilizar o serviço de BUSCA, utilizando palavras-chave, como 'voto' ou 'nulo' ou 'eleições', etc (ver botão na coluna do lado esquerdo do site).

Porém, um problema, provavelmente de ordem técnica, é que matérias do começo de 2004 e anteriores não aceitam novos comentários (o leitor envia, mas eles não aparecem). Mas de qualquer forma vale a pena ler essas discussões e polêmicas anteriores.


Desinformado
consciente 06/10/2004 20:30

Afinal quantos foram os votos "inválidos", digo melhor, brancos e nulos, nestas eleições?
E as abstenções?
Não consigo achar estes dados em lugar nenhum, alguém poderia me ajudar?
Antecipadamente agradeço.


Apuração
números 07/10/2004 05:28

Para saber os números e os resultados das eleições (incluindo dados sobre comparecimento, abstenções, votos válidos, nulos e brancos):

TSE - Tribunal Superior Eleitoral:
 http://www.tse.gov.br

Terra:
 http://apuracao2004.terra.com.br/1turno/index.htm

Folha de S. Paulo:
 http://eleicoes.folha.uol.com.br/folha/especial/2004/eleicoes/apuracao.html

Estadão:
 http://srvarq2.agestado.com.br/eleicoes2004/apuracao/

Último Segundo:
 http://placar.ultimosegundo.com.br/eleicoes/index.html


Números não existem
Curioso 08/10/2004 14:30

Entrei em cada um dos sites sugeridos, em nenhum deles há dados completos totalizados no brasil com relação aos votos considerados inválidos (nulos e brancos) e abtenções. Ou seja, além de não mostrarem esses votos nas comunicações dos resultados, nós mesmos continuamos alienados com relação a dimensão do questionamento da farsa das eleições e da democracia burguesa.
Na busca da real informação, continuo...



adorei/parabéns
dri 08/10/2004 22:23

parabéns ao coletivo editorial que produziu um artigo tão bacana e maduro.
esse sentimento de obrigatoriedade é sentimento comum de todxs brasileiros, independente da orientação política ou formação cultural.


Eleições 2004
e-mails 09/10/2004 20:38
thyaamj@hotmail.com

>Fiquei sabendo que se 60% dos eleitores votarem NULO, não é em BRANCO é NULO MESMO, podemos mudar a situação em que se encontra esse 2º TURNO... >Bom é o seguinte, com a maioria do eleitorado votando NULO, leva-se em consideração que a população não está satisfeita com nenhum dos 2 candidatos do 2º TURNO e, assim sendo, é feito um 3º TURNO com todos os outros candidatos do 1º, ou seja, PELEGRINO, DA LUZ, LÍDICE, BENITO GAMA... >Não estou aqui para apoiar nenhum deles sou apenas contra CÉSAR e contra JOÃO HENRIQUE, me faça uma garapa... Esses dois não descem!!! >Um é TRUCULENTO e manda bater nos universitários, e o outro o pai deu um rombo no BANEB, o seu JOÃO DURVAL, imagine o que ele não vai fazer com Salvador, ainda por cima se utiliza de sua religião para conseguir manipular as pessoas!!! > >Para anular um voto é preciso digitar um número inexistente no número do candidato: por exemplo: 11. Se um eleitor votar em branco, o terminal avisa "Você está votando em branco" e então pode confirmar, ou corrigir. Mas se o eleitor coloca um número inexistente num terminal, ele acusa "Número incorreto, >corrija seu voto". Assim, os votos nulos são desencorajados. Mas basta apenas CONFIRMAR o número inexistente e seu voto será considerado NULO. >NÃO VOTE EM BRANCO!!! Pois em BRANCO vc estará ajudando o candidato que estiver na frente... tsc... > >AGORA PEÇO A TODOS VOCÊS!!! Meus amigos > >NUNCA PEDI PRA NINGUÉM PASSAR CORRENTE NENHUMA, MAS PELA PRIMEIRA VEZ, ESPALHEM ISSO POR FAVOR, VAMOS USAR A TECNOLOGIA POR UMA BOA CAUSA!!! > >Se nenhum dos candidatos conseguir maioria (mais de 50%) no último turno, as eleições têm que ser canceladas! Os candidatos são trocados e novas eleições têm que ocorrer. Ou seja, o voto nulo, do qual ninguém fala e que o terminal acusa como incorreto, é o único voto que pode anular uma eleição inteira e remover do cenário todos os candidatos daquela eleição de uma só vez. > >PENSEM NISSO >


Por que escondem o voto nulo?
? 10/10/2004 06:34
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2004/10/292042.shtml

Trechos do artigo:

Pense Grande VIII
Por Sílvio Farias 08/10/2004 às 20:23

Voto Nulo sim, porquê não?

(...) Pergunta: porque na urna eletrônica existe tecla para se votar em branco mas não existe tecla para se votar nulo, uma vez que o voto nulo é completamente diferente do voto em branco? Resposta: para esconder do eleitor um direito que é seu, o de anular seu voto se não estiver satisfeito com nenhum dos candidatos para aquela eleição específica...Além do mais, realizar uma nova eleição numa cidade grande como Belém por exemplo, tem um custo alto para todos os envolvidos no processo. ...
Curiosamente não se explica ao eleitorado como se deve proceder para simplesmente anular o voto, na propaganda oficial desenvolvida pelo TRE as custas de muito dinheiro arrecadado com impostos, pago a produtoras e emissoras de TV. O TRE não fala sobre o assunto, os partidos políticos menos ainda, o governo ídem, silêncio total sobre voto nulo. Até os institutos de pesquisa e os noticiários de TV induzem o eleitor ao erro quando dão resultado de pesquisa de intenção de votos. Preste atenção: ninguém diz “tantos por cento vão votar em branco e tantos por cento vão votar nulo”. Eles sempre dizem: “brancos e nulos representam tantos por cento” como se votos brancos e nulos fossem a mesma coisa. E não são. Tem-se até a impressão de que é crime tocar neste assunto. Passa-se a idéia para as pessoas de que falar em voto nulo é o mesmo que fazer apologia a crime de subversão (?).

 http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2004/10/292042.shtml


Votos nulos...
www.anarquismo.org 11/10/2004 16:38
http://www.anarquismo.org


28 cidades terão nova eleição, anuncia TSE
Da Redação


O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgou nesta sexta-feira (8) uma lista com 28 cidades que terão que realizar nova eleição de primeiro turno por terem mais de 50% de votos nulos.

Segundo o TSE, a nova votação será em 15 de novembro.

Em média, nessas 28 cidades, 64,5% dos votos foram anulados. São 2 municípios no AM, 4 na BA, 1 no ES, 6 em GO, 2 no MA, 7 em MG, 1 em MS, 1 em MT, 1 na PB, 1 em PE e 2 em SE.

O destaque é a cidade de São Sebastião da Bela vista (MG), que teve 97,9% dos votos nulos. Os dois únicos candidatos, Zé Quita (PSDB) e Zezé Camilo (PFL), não receberam nenhum voto. Foram 65 votos em branco e 3.045 nulos.

Confira em quais cidades serão realizadas novas eleições de primeiro turno.

Boca do Acre (AM) Itanarati (AM) Iramaia (BA) Jacobna (BA) São José do Jacuípe (BA) Varzedo (BA) Presidente Kennedy (ES) Alvorada do Norte (GO) Palestina de Goiás (GO) Turvelândia (GO) Flores de Goiás (GO) Santa Rita do Araguaia (GO) São João D'Aliança (GO) Barão de Grajaú (MA) Cândido Mendes (MA) Juatuba (MG) Bocaina de Minas (MG) Aricanduva (MG) Conceição dos Ouros (MG) Ipanema (MG) Rubim (MG) Sao Sebastiao da Bela Vista (MG) Dois Irmãos do Buriti (MS) Paranatinga (MT) Caldas Brandão (PB) Terra Nova (PE) Divina Pastora (SE) Nossa Senhora de Lourdes (SE)





FINANCIAMENTO DE CAMPANHA - OS PATRÕES DO PT
Heitor Reis 13/10/2004 06:02
heitor@fr.fm
http://www.midiaindependente.org/pt/blue//2004/01/271416.shtml

Veja para quem o PT trabalha:
 http://www.midiaindependente.org/pt/blue//2004/01/271416.shtml

Políticos dão lucro certo - Bancos investiram R$ 25 milhões em campanhas eleitorais [APENAS NO CAIXA UM...]- Bancos nacionais e estrangeiros apostaram alto nas eleições gerais de 2002. O retorno desse investimento foi alto, já que a maioria foi eleita.

Além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os bancos formaram uma poderosa bancada.


frescuras lingüísticas politicamente-corretas
machista homofóbico blablablá normal 22/10/2004 19:41

Levem a mal não, mas tá cada vez mais babaca essa frescura feminista/gay do CMI de ficar escrevendo títulos e matérias com expressões politicamente-corretas do tipo "trabalhadores e trabalhadoras", "...de uma cidadã e de um cidadão", "bancárias e bancários", "bancárixs" (essa dói), etc.

Vocês aprenderam direitinho a lição dos patrulhadores politicamente corretos - pederastas e feministas - da matriz (EUA), e acabaram acreditando que escrever as palavras genericamente no masculino (tradição inofensiva da nossa língua) é um pecado mortal, hein?
 
 
© Copyleft http://www.midiaindependente.org:
É livre a reprodução para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.