about help contact join editorialpolicy newswire publish
 
Editoriais Notícias Editoriais Antigos Arquivo de notícias Calendário Local e Global português | español
english | esperanto
Outras mídias
 
radio impressos video
 
Publique!
Publique o seu vídeo, áudio, imagens e textos diretamente do seu navegador.
Notícias
Cobertura imediata dos acontecimentos ligados aos novos movimentos.
Política Editorial
Saiba sobre a política de publicação do CMI.
Seja um voluntário
Participe desse projeto de democratização da mídia.
Contato
Mande sua mensagem para nós.
Ajuda
Como publicar as suas notícias em diferentes formatos.
Sobre o CMI
Conheça os princípios do Centro de Mídia Independente.
Bate-papo do CMI
Acesse a nossa sala de bate-papo. "Saiba como".
Apoie o Indymedia
Conheça os outros projetos do CMI e contribua com a mídia independente.
Artigos Escondidos
Matérias repetidas, sem conteúdo ou que violam a Política Editorial.
Rede CMI Brasil
Página estática dos coletivos.

Brasília
Campinas
Caxias do Sul
Curitiba
Florianópolis
Fortaleza
Goiânia
Joinville
Porto Alegre
Rio de Janeiro
Salvador
São Paulo
 
Receba o boletim do cmi
Seu e-mail


Busca
Encontre


Palavras


com imagens
com áudio
com vídeo

CMIs

www.indymedia.org

Projetos da Rede Global
impresso
rádio
tv (newsreal)
vídeo

Tópicos
biotecnologia

África
áfrica do sul
ambazônia
estreito de gibraltar
ilhas canárias
nigéria
quênia

América Latina
argentina
bolívia
brasil
chiapas (mex)
chile
chile, sul
colômbia
equador
méxico
peru
porto rico
qollasuyu (bol)
rosário (arg)
santiago (chi)
tijuana (mex)
uruguai
valparaíso (chi)

América do Norte
canadá

hamilton
maritimes
montreal
ontário
ottawa
quebec
thunder bay
vancouver
victoria
windsor
winnipeg
estados unidos
arizona
arkansas
atlanta
austin
baía de são francisco
baía de tampa
baltimore
binghamton
boston
búfalo
carolina do norte
charlottesville
chicago
cleveland
colorado
columbo
danbury, ct
estados unidos
filadélfia
hampton roads, va
havaí
houston
hudson mohawk
idaho
illinois, sul
ítaca
kansas city
los angeles
madison
maine
massachusetts, oeste
miami
michigan
milwaukee
mineápolis/st. paul
nova hampshire
nova iorque
nova jérsei
nova orleans
novo méxico
oklahoma
omaha
pittsburgh
portland
richmond
rochester
rogue valley
saint louis
san diego
santa bárbara
santa cruz, ca
são francisco
seattle
tallahassee
tennessee
texas, norte
urbana-champaign
utah
vermont
washington, dc
worcester

Ásia
burma
índia
jacarta (ins)
japão
manila (fil)
mumbai (ind)
quezon (fil)

Europa
alemanha
alicante (esp)
andorra
antuérpia (bel)
armênia
atenas (gre)
áustria
barcelona (esp)
bélgica
belgrado (scg)
bielorrússia
bristol (ing)
bulgária
chipre
croácia
escócia
estreito de gibraltar
euskal herria/país basco
flandres ocidental (bel)
flandres oriental (bel)
galiza
grenoble (fra)
holanda
hungria
irlanda
istambul (tur)
itália
la plana (esp)
liege (bel)
lille (fra)
madri (esp)
malta
marselha (fra)
nantes (fra)
nice (fra)
noruega
paris/ilha-de-frança (fra)
polônia
portugal
reino unido
romênia
rússia
suécia
suíça
tessalônica (gre)
toulouse (fra)
ucrânia
valência

Oceania
adelaide (aus)
aotearoa/nova zelândia
brisbane (aus)
burma
darwin (aus)
jacarta (ins)
manila (fil)
melbourne (aus)
oceania
perth (aus)
quezon (fil)
sydney (aus)

Oriente Médio
armênia
beirute (lin)
israel
palestina

Processo
discussão
faq da indymedia
fbi/situação legal
listas de discussão
processo & docs
técnico
voluntários

 

Comunidade Guarani é expulsa da beira de uma estrada pela Justiça Estadual em Eldorado do Sul (RS)
Por MOVIMENTO INDÍGENA 08/07/2008 às 01:30

No dia primeiro de julho de 2008, comunidade Mbya Guarani foi despejada pela Brigada Militar de um acampamento situado à beira da Estrada do Conde, município de Eldorado do Sul, próximo à cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Policiais da Brigada Militar (Polícia Estadual do RS), acompanhados do Oficial de Justiça Bruce Medeiros, efetivaram o desalojo no dia primeiro de julho de 2008. Por ocasião do Mandado de Reintegração de Posse (Processo 165/1.08.0001027-9), ajuizado pela FEPAGRO - Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária, e deferido pela Juíza Luciane Di Domenico, do Poder Judiciário do Estado da Comarca de Eldorado do Sul, RS.

A situação é grave, uma vez que o acampamento Guarani estava fora da área indicada no mandado, ou seja, FORA da propriedade da FEPAGRO, o que claramente invalida a própria ação judicial. Os Policiais Militares, junto aos funcionários da FEPAGRO recolheram os artesanatos e destruíram a faconadas as estruturas das habitações Guarani, sem a autorização ou presença da FUNAI ou da Polícia Federal, os únicos órgãos com competência para tratar da questão indígena, segundo o artigo 231 da Constituição Federal. Ao solicitar a presença dessas instituições, o líder guarani Santiago Franco não foi respeitado e, devido sua insistência, foi algemado e arrastado à força para uma viatura da Polícia, deixando desamparados as mulheres e crianças de sua família.

Soma-se a este quadro de irregularidades o fato do mandado de despejo e reintegração de posse ter sido emitido tendo como antecendentes e réus um grupo da etnia Kaingang que havia sido previamente removido do local, ser empregado em detrimento do grupo Guarani que não se encontrava no interior da área citada no mandato.

Por toda a bacia hidrográfica do lago Guaíba (onde se encontram diversas cidades, entre elas, Porto Alegre e Guaíba) está repleta de indícios de ocupação Guarani, algumas com alguns milhares de anos, outras que existiram até início da década de 1920. Em um estudo arqueológico da década de 1975, o arqueólogo Sérgio Leite aponta para a existência de um sítio arqueológico na área da FEPAGRO. Segundo o próprio cacique Santiago, "meus antepassados moraram aqui, temos prova de que essa terra é Guarani".

Chamados pelos próprios Guarani no momento da ação, pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul registram os ocorridos em video.

Veja e baixe aqui o vídeo do despejo e leia os textos relacionados:

Texto da Comissão de Apoio sobre a expulsão da Comunidade Guarani de Eldorado-RS | Expulsão da Comunidade Guarani de Eldorado-RS

  >>Adicione um comentário

Comentários


La vou eu...
Victor 08/07/2008 11:27
vivihpr@gmail.com

Estou pensando seriamente em ir para Portugal reaver as terras onde os meus antepassados moraram.

Espero que exista la um orgao especial para tratar do casos de brasileiros que voltam à terra de seus antepassados e querem la habitar.

---

Esta também na constituiçao que todos os brasileiros devem ser igualmente perante a lei independente de credo, raça ou opcao religiosa, ou seja: caso de invasao de propriedade é caso de invasao de propriedade, seja ela feita por um indio guarani, kaiangang ou por um milionario querendo ficar ainda mais milionario.

Ou fazemos isso, ou nunca teremos um pais com instituiçoes solidas.

Victor


antepassados criminosos
takios 08/07/2008 13:07

Ah é?? e alguém falava em invasão de propriedade quando os portugueses chegaram por aqui e começaram a roubar, escravizar e aculturar os indígenas??
Sem falar, do extermínio de vários povos, culturas e civilizações.
Deveriam os remanescentes destes povos cobrar, em toda a América, de portugueses e espanhóis formas de ressarcimento ou no mínimo um pedido de desculpa pelos atos destes antepassados criminosos...


leia de novo, vitor
anonimo 08/07/2008 15:08

se tivesse lido a matéria direito, antes de trazer esses argumentos fracos sobre antepassados, talvez tivesse percebido a aberração jurídica que ocorreu: um mandado de reintegração de posse de uma área privada ocupada por índios kaingangs. que, magicamente, foi cumprido fora da área privda - beira da estrada - sobre outras pessoas, no caso índios guarani, pois os kaingangs ja tinham saído. imagina você ser preso no lugar de outra pessoa que não se econtrou no local, só porque não dá pro oficial de justiça voltar sem a ordem da juizinha cumprida. sei que isso nunca aconteceria contigo, mas com os índios é algo frequente...


Terra aos Indios!
Markuz Rephizkay 08/07/2008 16:44
markusvinicius59@hotmail.com

Noticias envolvendo prisões de indio é quase rotineira, expulsões então nem se fala. é preciso reaver as terras brasileiras. Os indios não são cidadãos brasileiros ao meu ponto de vista: são indios. O Brasil foi inventado, depois de ser destruído e roubado por diversas nações. Não cabe aqui alegar que "nossos antepassados" são europeus.Não existe isso. Somos o que somos, devido aos indigenas, toda nossa cultura hoje de "homem branco civilizado" é referente a um periodo histórico macabro...As terras dessa "nação" são das tribos que aqui habitavam. Seja qual for o povo indigena, a "civilização" não deve prende-los e nunca os expulsar...Terra aos Indios!


Vídeo em Flash
Xondaro Oberá 08/07/2008 18:32

Abaixo o vídeo em flash da operação policial em Eldorado do Sul contra a comunidade Guarani.



Vídeo em Flash
Xondaro Oberá 08/07/2008 19:54
Xondaro Oberá

Abaixo link para o vídeo em flash no Google Video da operação policial em Eldorado do Sul contra a comunidade Guarani.

 http://video.google.com/videoplay?docid=5805111208032922644


Se estão tão preocupados com os índios...
fabio 08/07/2008 20:19

Então sumam do Brasil e vão para a europa e os negros que voltem para a África, já que o Brasil é "terra dos índios".


parabens
ragah 09/07/2008 13:59

o vídeo ficou muito bom!!!
deve ser exibido e divulgado bastante!!!


Respondendo...
Victor 10/07/2008 12:53
vivihpr@gmail.com

Takios
"Ah é?? e alguém falava em invasão de propriedade quando os portugueses chegaram por aqui e começaram a roubar, escravizar e aculturar os indígenas??
Sem falar, do extermínio de vários povos, culturas e civilizações.
Deveriam os remanescentes destes povos cobrar, em toda a América, de portugueses e espanhóis formas de ressarcimento ou no mínimo um pedido de desculpa pelos atos destes antepassados criminosos..."

Meu caro, os portugueses invadiram usando as mesmas "leis" que os indigenas usavam: que vença o mais forte fisicamente, e assim ficaram com as terras. Veja que os proprios indios faziam guerras entre si e para reaver as terras eles tinham de reconquista-las (de fato nao sei muito sobre a cultura indigena, e admito a minha ignorância, entao caso eu esteja errado, que alguém se pronuncie).

É obvio que depois os mesmos europeus decidiram voltar aos seus proprios valores. Ou seja, suas proprias leis nao eram validas quando usadas contra os indios, mas era valida entre os proprios europeus.

Enfim, o crime que eu vejo que aconteceu é que os europeus usaram as suas leis quando lhe convinham. Mas agora os indios querem fazer a mesma coisa mas no sentido inverso. E eu discordo disso. Nao acho que devamos cometer um crime no presente para reaver um crime do passado.


Markuz Rephizkay 08/07/2008 16:44
 markusvinicius59@hotmail.com

>Noticias envolvendo prisões de indio é quase >rotineira, expulsões então nem se fala.

Noticias envolvendo prisoes de nao-indios é mais rotineira ainda. Você vê o tipo de frase que você escreve?

>é preciso reaver as terras brasileiras.

Reaver terras brasileiras? De quem? Para quem? Dos brasileiros para os indios?

> Os indios não são cidadãos brasileiros ao meu ponto de
> vista: são indios.

Que linda definiçao que nao diz nada...

Mas, enfim, se eles nao sao brasileiros, eles devem ser tratados como invasores em territorio nacional, pois estao a ameaçar a soberania da nossa naçao.


>O Brasil foi inventado, depois de ser destruído e
> roubado por diversas nações.

Bom, se dizes que ele foi inventado, é porque ele nao existia antes, entao se ele existia antes, como pode ele ter sido destruido?

>Não cabe aqui alegar que "nossos antepassados" são >europeus.Não existe isso.

Ah nao? O que existe entao?

>Somos o que somos, devido aos indigenas, toda nossa >cultura hoje de "homem branco civilizado" é referente >a um periodo histórico macabro...

Somos o que somos devido a uma grande mistura de culturas, mas onde o pensamento predominante que resta é o europeu.

>As terras dessa "nação" são das tribos que aqui >habitavam.

Entao quer dizer que você nao considera a naçao brasileira como legitima, é isso? Que no fim nao passamos de invasores a ocupar o territorio da "naçao indigena". É isso?

Creio que daqui a pouco vai aparecer gente pedindo ajuda a ONU para tentar desocupar a "nacao indigena" desses brasileiros invasores.


>Seja qual for o povo indigena, a "civilização" não >deve prende-los e nunca os expulsar...Terra aos >Indios!

A "civilizacao" deve prendê-los e expulsa-los se eles cometerem algum crime oras, assim como eu ou você.

Acho até valido preservar uma reserva indigena, mas agora desapropriar terras para CRIAR um reserva ja é outra historia, isso da margem a ocupaçao de terras, o que é, de acordo com a nossa lei, crime (ou ao menos, a meu ver, deveria ser).


anonimo
"se tivesse lido a matéria direito, antes de trazer esses argumentos fracos sobre antepassados, talvez tivesse percebido a aberração jurídica que ocorreu: um mandado de reintegração de posse de uma área privada ocupada por índios kaingangs. que, magicamente, foi cumprido fora da área privda - beira da estrada - sobre outras pessoas, no caso índios guarani, pois os kaingangs ja tinham saído. imagina você ser preso no lugar de outra pessoa que não se econtrou no local, só porque não dá pro oficial de justiça voltar sem a ordem da juizinha cumprida. sei que isso nunca aconteceria contigo, mas com os índios é algo frequente..."

Eu li a matéria direito, e ia realmente tocar nesse ponto, mas acabei tentando tratar a questao indigena no ambito mais geral do que neste exemplo especifico (até porque é mais polêmico, e eu gosto de polêmica).

"Sei que isso nunca aconteceria contigo, mas com os índios é algo frequente..."

É, concordo. mas do mesmo jeito que você fala isso, posso também argumentar que eu nunca faria isso (invadir a terra), mas com os indios é diferente...

Enfim, concordo com a parte de considerar a atitude da justiça muito falha, pois ter usado um madato que era para outros réus, mas eu quis comentar mais o penultimo paragrafo da reportagem do que qualquer outra coisa.


Continuando...
Victor 10/07/2008 12:56
vivihpr@gmail.com

Takios
"Ah é?? e alguém falava em invasão de propriedade quando os portugueses chegaram por aqui e começaram a roubar, escravizar e aculturar os indígenas??
Sem falar, do extermínio de vários povos, culturas e civilizações.
Deveriam os remanescentes destes povos cobrar, em toda a América, de portugueses e espanhóis formas de ressarcimento ou no mínimo um pedido de desculpa pelos atos destes antepassados criminosos..."

Meu caro, os portugueses invadiram usando as mesmas "leis" que os indigenas usavam: que vença o mais forte fisicamente, e assim ficaram com as terras. Veja que os proprios indios faziam guerras entre si e para reaver as terras eles tinham de reconquista-las (de fato nao sei muito sobre a cultura indigena, e admito a minha ignorância, entao caso eu esteja errado, que alguém se pronuncie).

É obvio que depois os mesmos europeus decidiram voltar aos seus proprios valores. Ou seja, suas proprias leis nao eram validas quando usadas contra os indios, mas era valida entre os proprios europeus.

Enfim, o crime que eu vejo que aconteceu é que os europeus usaram as suas leis quando lhe convinham. Mas agora os indios querem fazer a mesma coisa mas no sentido inverso. E eu discordo disso. Nao acho que devamos cometer um crime no presente para reaver um crime do passado.


Markuz Rephizkay 08/07/2008 16:44
 markusvinicius59@hotmail.com

>Noticias envolvendo prisões de indio é quase >rotineira, expulsões então nem se fala.

Noticias envolvendo prisoes de nao-indios é mais rotineira ainda. Você vê o tipo de frase que você escreve?

>é preciso reaver as terras brasileiras.

Reaver terras brasileiras? De quem? Para quem? Dos brasileiros para os indios?

> Os indios não são cidadãos brasileiros ao meu ponto de
> vista: são indios.

Que linda definiçao que nao diz nada...

Mas, enfim, se eles nao sao brasileiros, eles devem ser tratados como invasores em territorio nacional, pois estao a ameaçar a soberania da nossa naçao.


>O Brasil foi inventado, depois de ser destruído e
> roubado por diversas nações.

Bom, se dizes que ele foi inventado, é porque ele nao existia antes, entao se ele existia antes, como pode ele ter sido destruido?

>Não cabe aqui alegar que "nossos antepassados" são >europeus.Não existe isso.

Ah nao? O que existe entao?

>Somos o que somos, devido aos indigenas, toda nossa >cultura hoje de "homem branco civilizado" é referente >a um periodo histórico macabro...

Somos o que somos devido a uma grande mistura de culturas, mas onde o pensamento predominante que resta é o europeu.

>As terras dessa "nação" são das tribos que aqui >habitavam.

Entao quer dizer que você nao considera a naçao brasileira como legitima, é isso? Que no fim nao passamos de invasores a ocupar o territorio da "naçao indigena". É isso?

Creio que daqui a pouco vai aparecer gente pedindo ajuda a ONU para tentar desocupar a "nacao indigena" desses brasileiros invasores.


>Seja qual for o povo indigena, a "civilização" não >deve prende-los e nunca os expulsar...Terra aos >Indios!

A "civilizacao" deve prendê-los e expulsa-los se eles cometerem algum crime oras, assim como eu ou você.

Acho até valido preservar uma reserva indigena, mas agora desapropriar terras para CRIAR um reserva ja é outra historia, isso da margem a ocupaçao de terras, o que é, de acordo com a nossa lei, crime (ou ao menos, a meu ver, deveria ser).


anonimo
"se tivesse lido a matéria direito, antes de trazer esses argumentos fracos sobre antepassados, talvez tivesse percebido a aberração jurídica que ocorreu: um mandado de reintegração de posse de uma área privada ocupada por índios kaingangs. que, magicamente, foi cumprido fora da área privda - beira da estrada - sobre outras pessoas, no caso índios guarani, pois os kaingangs ja tinham saído. imagina você ser preso no lugar de outra pessoa que não se econtrou no local, só porque não dá pro oficial de justiça voltar sem a ordem da juizinha cumprida. sei que isso nunca aconteceria contigo, mas com os índios é algo frequente..."

Eu li a matéria direito, e ia realmente tocar nesse ponto, mas acabei tentando tratar a questao indigena no ambito mais geral do que neste exemplo especifico (até porque é mais polêmico, e eu gosto de polêmica).

"Sei que isso nunca aconteceria contigo, mas com os índios é algo frequente..."

É, concordo. mas do mesmo jeito que você fala isso, posso também argumentar que eu nunca faria isso (invadir a terra), mas com os indios é diferente...

Enfim, concordo com a parte de considerar a atitude da justiça muito falha, pois ter usado um madato que era para outros réus, mas eu quis comentar mais o penultimo paragrafo da reportagem do que qualquer outra coisa.


A Terra é Nossa?
Emilio 12/07/2008 10:03
emilioroberto@oi.com.br
Emilio

A grande questão é de quem é a terra? Aos que acreditam em Deus é uma questão já respondida, pois Ele colocou os índios brasileiros aqui e portanto a terra é deles. Para os que acreditam na justiça o caso é mais complicado, pois iremos discutir a posse, e posse é discutida primeiramente com a força e depois com a lei, usando a força.
E indiscutível que os indios aqui estavam e portanto a terra era deles, e se acaso eles tivessem ganho alguma coisa com essa expropriação então eles hoje não teriam nada do que reclamar. Nas tudo se deu ao contrário ao invés de compensação eles receberam contenção. Foram espoliados, escravizados e exterminados.
Acho que precisamos encontrar uma maneira de compensar os descendentes dos indíigenas e precisamos compreender quando eles tomam atitudes de confronto, pois as mudanças nunca são obtidas de forma pacífica, mas sempre com enfrentamentos, e o que precisamos e encontrar uma maneira de evitar que estes enfrentamentos não atinjam um nível elevado como o que foi verificado no RS.


.
. 14/07/2008 00:54

 http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2008/07/424382.shtml


O índio é civilizado?
Arnold 08/08/2008 11:57
elisa_gules18@hotmail.com

Creio eu que, nesta discussão, a visão do índio está sendo ignorada, assim como uma defesa exacerbada do que conhecemos como a "ordem do homem civilizado".

Então, apenas como conhecimento adicional, lhes descrevo as principais características de uma civilização:

1)Agrupamento de cidades de 5.000 ou mais pessoas.

2)Divisão de trabalho.

3)Concentração de excesso.

4)Extrutura hierárquica de classes.

5)Organização política de estado.

Então, amigos, lhes entrego a seguinte questão: o índio é civilizado?

A resposta: NÃO

Principalmente no que consiste às respostas da 3, 4 e 5. Os índios, em sua vida "normal", longe da pífia civilização capitalista, vivem da subsistência, não tem representantes "miseráveis" ou "ricos", e principalmente não tem um sistema político capaz, assim como o nosso, de gerar fome, miséria, segregação, e problemas internos gerados por uma lei mais pífia ainda.

Eu, não concordo com a propriedade privada.

Principalmente em relação ao que significa esta propriedade para nós(menos eu e um punhado), porcos consumidores. Terrenos "inventados", linhas imaginárias, já "nos" deram mais do que razão para gerar conflitos, guerras, matanças, e fazer parte do aglomerado conjunto de idéias perjúrias que defendem a pátria, a instituição, e o caralho a 4 que o homem inventou para mandar nos menos fevorecidos.

Então, meus caros, não adianta achar que estamos sendo injustos apenas com os índios, se dentro da própria civilização somos tão obrigados a tudo, fadados à eterna submissão, numa penuriosa vida rumo ao que, dizem uns, a felicidade.